Curso: Aves Invernantes da Serra da Estrela
No passado fim-de-semana (17 a 19 de Dezembro de 2010) realizou-se em Gouveia a primeira edição do Curso de Aves Invernantes da Serra da Estrela. Esta actividade organizada no âmbito do projecto BARN do CERVAS/ALDEIA tinha como principais objectivos dar a conhecer a diversidade de aves que ocorrem no Inverno na região da Serra da Estrela, referindo as particularidades das migrações e das adaptações ao frio e à neve, bem como alguns dos melhores locais na Serra da Estrela para observar as aves invernantes. Além disso, pretende-se suscitar o interesse e a sensibilidade pela observação regular de aves e pela conservação da avifauna e da natureza em Portugal. Nesta actividade estiveram presentes 26 participantes, tendo contado com a orientação dos formadores José Conde, Filipe Martins e António Luís.
Durante as saídas de campo realizadas no sábado e domingo, foram visitados diferentes habitats da Serra da Estrela, desde áreas agrícolas, zonas húmidas a zonas de montanha, tendo sido observadas um total de 62 espécies, podendo-se destacar a observação do corvo-marinho (Phalacrocorax carbo), abibe (Vanellus vanellus), narceja (Gallinago gallinago), maçarico-bique-bique (Tringa ochropus), petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta), ferreirinha-alpina (Prunella collaris), tordo-pinto (Turdus philomelos), estorninho-malhado (Sturnus vulgaris) e o lugre (Carduelis spinus), entre outros.
Saídas de campo - Fotos de Davina Falcão e Daniel Farinha
Ferreirinha-alpina - Foto de José Paulo Monteiro
Lugres - Foto de José Paulo Monteiro
Ferreirinha-alpina - Foto de José Paulo Monteiro
Lugres - Foto de José Paulo Monteiro
Agradecemos a presença de todos os participantes e formadores e ainda o apoio do CISE, Câmara Municipal de Gouveia, Parque Natural da Serra da Estrela / Instituto da Conservação da Natureza, CTT, Delta Cafés e à “Taverna A Fonte” na realização desta actividade.
Comentários