IV Semana da Coruja-do-mato: Actividades


De 11 a 15 de Outubro de 2010 decorreu a IV Semana da Coruja-do-mato (Strix aluco) organizada pelo CERVAS, Projecto BARN e ALDEIA. Esta semana temática, que decorreu em várias localidades, tinha como principais actividades a devolução à natureza de várias aves desta espécie, recuperadas no CERVAS, e a realização de palestras, projecção de documentários e oficinas de educação ambiental com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.


11 de Outubro, Segunda-feira

18:00 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Paços da Serra, Gouveia


Esta ave ingressou no CERVAS com lesões provocadas por uma possível colisão com um veículo, tendo sido submetida a uma terapia de suporte de forma a recuperar a sua forma física. Numa fase posterior foi colocada com aves da mesma espécie de forma a não perder comportamentos naturais, tendo sido também submetida a treinos de voo e caça.



No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre representantes da Junta de Freguesia, alunos e funcionários da E.B.1 de Paços da Serra e populares, tendo estes baptizado a ave de “Estrela”.





18:00 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Mangualde da Serra, Gouveia


Esta ave foi encontrada por um particular caída do ninho, tendo sido encaminhada até ao CERVAS. No centro passou pelo processo de recuperação semelhante ao de outras aves que entram pela mesma causa, ou seja, alimentação adequada para que haja um normal desenvolvimento físico, contacto com aves da mesma espécie de forma a adquirir comportamento típicos. Numa fase final, foi também submetida a treinos de voo e caça.


A devolução à natureza foi realizada na presença de cerca de 30 pessoas, entre representantes da Junta de Freguesia de Mangualde da Serra e população local que baptizaram a ave de “Mangualde”.





12 de Outubro, Terça-feira
17:30 - Palestra “Coruja-do-mato - Biologia e Conservação”
Auditório da Delegação do Parque Natural da Serra da Estrela
, Gouveia


O biólogo André Aguiar realizou uma apresentação sobre alguns aspectos da biologia da coruja-do-mato, desde distribuição ao comportamento reprodutor, mostrando também alguns dos resultados obtidos com o trabalho realizado no âmbito do BARN. Foi também feita uma abordagem sobre alguns factores de ameaça desta espécie, bem como medidas de conservação que poderão ser aplicadas.



13 de Outubro, Quarta-feira
17:15 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Vila Nova (Sobral), Mortágua


Esta ave ingressou no CERVAS com sinais de debilidade apresentando também a plumagem danificada. O seu processo de recuperação passou por uma alimentação adequada para que atingisse uma boa condição corporal. De forma a manter comportamento típicos da espécie na natureza, foi colocada em contacto com aves da mesma espécie, sendo também submetida a treinos de voo e caça. Após finalizar o processo de muda das penas que se encontravam danificadas, a ave encontrava-se apta a ser devolvida à natureza.


No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 45 pessoas, das quais representantes da C. M. de Mortágua, a Escola de Cães Guias da ABAADV-Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual, a Equipa do SEPNA da GNR de Sta. Comba Dão e alunos e funcionários da E.B.1 de Vila Nova e populares, tendo em conjunto baptizado a ave de “Vila Nova”.





18:30 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Oliveira do Conde, Carregal do Sal


Esta ave foi encontrada por um particular junto de uma estrada, tendo sido encaminhada para o CERVAS pela Equipa do SEPNA de Santa Comba Dão. Apresentava lesões compatíveis com colisão, tendo sido submetida a uma terapia de suporte de forma a recuperar a sua condição física. A partir do momento em que se encontrava fisicamente bem, foi submetida a treinos de voo e caça, bem como colocada em contacto com aves da mesma espécie de forma a manter comportamentos naturais.


No momento de devolução à natureza estiveram presentes cerca de 50 pessoas entre populares locais, representantes da Junta de Freguesia, alunos e funcionários da E.B.1 de Oliveira do Conde e a Equipa do SEPNA da GNR de Sta. Comba Dão. A ave foi baptizada de “Condessa”.





14 de Outubro, Quinta-feira
15:30 - Acção de Educação Ambiental
E.B. 1 de Folgosinho, Gouveia

Foi realizada uma pequena palestra dirigida aos alunos da escola sobre o trabalho realizado nos centros de recuperação, em particular no CERVAS. Foi também feita uma apresentação da espécie que dá nome a esta semana temática, a coruja-do-mato, salientando-se algumas características comuns a outras aves de rapina nocturnas.



18:00 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato

Folgosinho, Gouveia


Esta ave foi encontrada por um particular caída do ninho, tendo sido encaminhada até ao CERVAS. No centro passou pelo processo de recuperação que consistia em alimentação adequada para que haja um normal desenvolvimento da ave, tanto a nível corporal como da plumagem. Foi também colocada em contacto com outras aves de forma a adquirir comportamentos típicos da espécie na natureza. Numa fase final, foi também submetida a treinos de voo e caça.


No momento da sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 60 pessoas entre representantes da Junta de Freguesia local, B. V. de Folgosinho, Associação de Caçadores local, alunos e funcionários da E.B.1 de Folgosinho e populares, tendo a coruja sido baptizada de “Coruja Voadora”.





15 de Outubro, Sexta-feira
18:00 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Campus Universitário de Santiago (Agra do Crasto), Universidade de Aveiro


Esta ave foi encontrada com um trauma por um particular, e foi entregue ao SEPNA/GNR que a encaminhou até ao centro. Apresentava uma ruptura do propatágio fruto do trauma sofrido. O processo de recuperação da ave passou pelo tratamento das lesões e fisioterapia de forma a evitar a fibrose do ligamento. Numa fase posterior a recuperação consistiu numa alimentação adequada, em treinos de voo e de caça e no contacto com animais da mesma espécie.


Esta actividade foi organizada com a colaboração do NEBUAv - Núcleo de Estudantes de Biologia da Universidade de Aveiro e no momento de devolução à natureza desta coruja estiveram presentes cerca de 30 pessoas entre as quais professores, alunos e ex-alunos da Universidade de Aveiro. Esta ave foi devolvida num local onde já se terá confirmado a presença desta espécie e foi baptizada de "Crasto".




Após a devolução à natureza desta coruja-do-mato, a equipa do CERVAS dinamizou uma palestra para os alunos da Universidade de Aveiro, onde se abordou temas como o contributo dos centros de recuperação para a educação ambiental e o trabalho desenvolvido neste centro.


18:00 - Devolução à natureza de uma coruja-do-mato
Melo, Gouveia


Esta ave ingressou no CERVAS com lesões compatíveis a atropelamento. O seu processo de recuperação passou por uma terapia de suporte de forma a recuperar a sua condição física. Numa fase posterior foi colocada em contacto com aves da mesma espécie para não perder comportamentos tipicamente selvagens. Finalmente foi submetida a treinos de voo e caça.


Para assistir à sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 35 populares da freguesia, encontrando-se representada a Junta de Freguesia e os B. V. de Melo. A ave foi baptizada de “D. Melo” e agradecemos a colaboração de Catarina Costa Cabral pela autorização para libertar a ave na sua propriedade.



21:00 - Projecção de um documentário sobre Aves de Rapina Nocturnas
Sede da Junta de Freguesia de Melo, Gouveia

Para finalizar esta semana temática, foi realizada a projecção de um documentário sobre as aves de rapina nocturnas. Neste documentário eram abordados alguns aspectos da biologia destas espécies, aspectos esses que as tornam “os predadores mais sofisticados do mundo”. Durante esta projecção na sede da Junta de Freguesia de Melo estiveram presentes cerca de 25 pessoas, entre os quais o Presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Ferreira.


Agradecemos a todos que colaboraram na realização de todas as actividades integradas nesta IV Semana da Coruja-do-mato, em especial às Juntas de Freguesia pelo apoio na divulgação das devoluções à natureza junto das entidades e populações locais.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego