Libertações: 14 de Setembro 2010

14 de Setembro, Terça-feira
11:00 Alimentador de aves necrófagas da Reserva Natural da Serra da Malcata
Libertação de três grifos (Gyps fulvus)

Foto: Observação de grifos

Estas três aves são juvenis que ingressaram no CERVAS este ano. Encontravam-se bastante debilitados talvez porque após a saída do ninho, terão iniciado o processo de dispersão pelo território e não terão encontrado alimento. Foram encontrados por particulares e recolhidos pelo SEPNA/GNR que os encaminhou para o centro. O seu processo de recuperação foi relativamente passivo e consistiu numa alimentação adequada permitindo a recuperação do seu peso normal e das suas capacidades físicas, no contacto com animais da mesma espécie e em treinos de voo de forma a recuperarem a musculatura de voo.

Foto: Breve introdução à espécie e ao trabalho realizado no CERVAS

A sua devolução à natureza realizou-se num local onde existe uma grande concentração destes animais e que para além de ter as condições ecológicas adequadas a esta espécie garante a disponibilidade de alimento, como é o caso do alimentador de aves necrófagas.



No momento de devolução à natureza destas aves estiveram presentes 20 pessoas, entre as quais o SEPNA/GNR do Sabugal, técnicos da RN Serra Malcata - ICNB, o Lar de idosos de Foios e alguns técnicos do Grupo Lobo e do CERVAS. As aves ficaram baptizadas de 'Traquina', 'S. Pedro' e 'Meimoa'.

14:30 - Piscinas Municipais da Freguesia de Penamacor (Castelo Branco)
Libertação de duas águias-calçadas (Aquila pennata)

Uma destas aves foi recolhida em Quadrazais, no concelho do Sabugal em Agosto de 2008 por um particular. Foi recolhida e depois entregue no CERVAS por intermédio de um vigilante da Reserva Natural da Serra da Malcata. A ave estava bastante debilitada e apresentava dificuldade em voar. A sua recuperação passou por uma alimentação adequada de forma a alcançar uma boa condição física, em treinos de voo para recuperar a musculatura e a lesão que tinha na asa , e em treinos de caça.

Foto: Libertação de águia-calçada.

A segunda ave encontrava-se numa situação de cativeiro ilegal, tendo sido recolhida por elementos da equipa do SEPNA da Serra da Malcata. Apresentava alguns sinais ligeiros de domesticação, pelo que o seu processo de recuperação incidiu essencialmente no contacto com animais da mesma espécie de modo a que pudesse readquirir os comportamentos normais, tendo sido ainda submetida a treinos de voo e de caça.

Foto: Libertação águia-calçada de fase escura

O momento de devolução à natureza destas aves contou com a presença de cerca de 25 pessoas entre as quais o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, o Sr. Comandante dos B.V. Penamacor e a professora e alunos do 4º ano da Escola Primária de Penamacor assim como o responsável pelo agrupamento de escolas. As aves ficaram baptizadas de 'Cinzas' e 'Build'.

Foto: Breve introdução ao trabalho do CERVAS e à biologia da espécie

17:00 - Cemitério de Miuzela, Almeida
Libertação de uma águia-calçada (Aquila pennata)

Foto: Introdução da actividade aos participantes

Esta ave foi encontrada por um particular, na localidade de Miuzela, tendo a sua recolha e transporte até ao CERVAS sido feita pela equipa do SEPNA/GNR de Vilar Formoso. No momento do seu ingresso verificou-se que a ave se encontrava debilitada, pelo que o seu processo de recuperação envolveu a alimentação, de forma a que pudesse recuperar uma boa condição corporal, tendo ainda sido submetida a treinos de voo e de caça, e mantida em contacto com animais da mesma espécie.

Foto: Breve introdução à biologia da espécie

No momento de devolução à natureza desta ave estiveram presentes 8 pessoas entre as quais o Sr. Presidente da Junta de Miuzela, alguns populares e técnicos do CERVAS. A ave ficou baptizada de 'Miuzela'.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião