Libertações: 30 de Julho de 2010

30 de Julho de 2010
Libertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
11:00 - Prado Gatão, Palaçoulo, Miranda do Douro



Esta ave foi encontrada junto a uma estrada por um técnico do ICNB após ser vítima de uma electrocussão e foi entregue a um membro da equipa do SEPNA/GNR de Vilar Formoso que a transportou e entregou ao cuidado do CERVAS. O processo de recuperação desta ave passou pelo tratamento das lesões causadas pela electrocussão, no contacto com animais da mesma espécie, e no treino de caça e voo para garantir a aptidão e sobrevivência na natureza após o trauma. Terminado o seu processo de recuperação, foi devolvida à natureza no seu local de origem.


Na sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 25 pessoas entre representantes da Junta de Freguesia e Associação de Caçadores local, bem como habitantes locais e turistas de passagem na região. Esta ave foi baptizada de "Gatona".




Libertação de um britango (
Neophron percnopterus)
12:00 - Cércio, Duas Igrejas, Miranda do Douro



Esta ave foi encontrada por um particular no campo de futebol de Cércio e entregue a um técnico do PNDI que transportou e entregou ao cuidado do CERVAS. A ave encontrava-se num estado de debilidade e desnutrição devido, talvez, ao facto de não ter encontrado alimento durante um longo período de tempo. A recuperação consistiu numa alimentação adequada à espécie e a treinos de voo para que recuperasse a musculatura de voo tornando possível a sua libertação.


Foto: Porfirio Domingues

Durante a sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 30 pessoas desde as pessoas que encontraram esta ave, representantes da Junta de Freguesia, habitantes locais e turistas de passagem na região. Esta ave foi baptizada durante a libertação de "Cércio"!



Foto: Porfirio Domingues

Libertação de uma coruja-das-torres (Tyto alba)
20:00 - Lagarinhos, Gouveia


Após ter sido encontrada ainda cria por um particular, caída do ninho, esta ave foi encaminhada até ao CERVAS, tendo ingressado no início do mês de Maio. O seu processo de recuperação passou por alimentação adequada de forma a levar um normal desenvolvimento físico e da plumagem, sendo também submetida a treinos de voo e caça. Foi ainda colocada em contacto com aves da mesma espécie, de forma a adquirir comportamentos típicos da espécie.



Na libertação desta ave estiveram presentes cerca de 25 pessoas, tendo marcado presença representantes da C. M. de Gouveia, Junta de Freguesia de Lagarinhos, Associação de Caçadores, bem como habitantes locais. A coruja foi baptizada de "Princezinha".




Libertação de uma coruja-das-torres
20:30 - Duas Igrejas, Miranda do Douro



Esta ave foi recolhida por um particular ainda muito jovem. Foi entregue ao CERVAS onde logo se iniciou o processo de recuperação desta ave, que consistiu no contacto com indivíduos adultos da mesma espécie para que pudessem aprender destes os comportamentos típicos, minimizando-se o contacto com o ser humano, evitando assim a sua domesticação. Finalizada a sua recuperação, foi devolvida à natureza no seu local de origem.



No momento da devolução à natureza desta ave estiveram presentes cerca de 30 pessoas, encontrando-se presentes representantes da Junta de Freguesia local, Associação de Caçadores, habitantes locais e turistas de passagem na região. Esta ave foi baptizada de "Sábio"!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião