Libertações: III Semana da Coruja-do-mato


Entre 12 e 16 de Julho, o CERVAS realizou a III Semana da Coruja-do-mato (Strix aluco). As actividades desta semana temática decorreram em várias localidades, tendo como principais objectivos a devolução à Natureza de várias aves desta espécie, recuperadas no CERVAS, e a realização de palestras e oficinas de educação ambiental, com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância destes animais e para o trabalho realizado pelos centros de recuperação de fauna selvagem.

12 de Julho de 2010, Segunda-feira

20:30 Libertação de duas corujas-do-mato

Cavadoude, Guarda

Estas aves foram encontradas por um particular, após terem caído do ninho e foram entregues a um membro da equipa do SEPNA/GNR de Gouveia, que as transportou e entregou aos cuidados do CERVAS. O processo de recuperação destas aves centrou-se no seu contacto com animais adultos da mesma espécie, de modo a que pudessem aprender não só a caçar, mas também os comportamentos típicos da espécie. Terminado o seu processo de recuperação foram devolvidas à Natureza no seu local de origem, na presença de representantes da Junta de Freguesia e da Associação de Caçadores de Cavadoude, que baptizaram as duas corujas de "Cava" e "Doude".



14 de Julho de 2010, Quarta-feira
Libertação de uma coruja-do-mato
20:30 Quinta da Caramuja, Moimenta da Serra, Gouveia

Esta ave tinha sido encontrada no final de Abril, por particulares, perto do local onde foi libertada num terreno agrícola, tendo provavelmente saído do ninho antes de conseguir voar, tendo, consequentemente, caído do mesmo. Depois de ter sido recolhida por um técnico do CERVAS, o processo de recuperação desta ave envolveu a alimentação para que adquirisse o peso ideal e houvesse um normal desenvolvimento da plumagem. Para além disso, realizou treinos de voo e caça e esteve em contacto com aves da mesma espécie para que desenvolvesse comportamentos típicos da espécie.

Esta coruja-do-mato foi baptizada de "Becas" e durante a devolução à natureza estiveram presentes cerca de 30 pessoas, entre populares de S. Julião e Moimenta da Serra e funcionários e crianças que frequentam o ATL da Fundação “A Nossa Casa”. Estas crianças participaram também durante a tarde numa oficina de educação ambiental que decorreu nas instalações da Fundação em S. Julião, Gouveia.



15 de Julho de 2010, Quinta-feira
Libertação de duas corujas-do-mato
20:30 Cemitério de Carragozela, Carragozela, Seia


Estas duas aves foram encontradas no mesmo local por um particular que as recolheu perto do local de libertação, num carvalhal na freguesia de Carragozela, Seia, tendo sido encaminhadas pelo SEPNA de Gouveia até ao CERVAS. O processo de recuperação para estas aves envolveu a alimentação para que os animais adquirissem o peso ideal e houvesse um normal desenvolvimento da plumagem. Foram também colocadas em contacto com animais da mesma espécie para que pudessem adquirir comportamentos típicos da espécie e ainda treinos de voo e de caça.


Na devolução à natureza destas duas aves estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre representantes da Junta de Freguesia e da C. M. de Seia, B. V. de São Romão e populares de Carragozela. As libertações foram realizadas pelos respectivos padrinhos das aves, tendo sido baptizadas de "Luna" e "Predador".




15 de Julho de 2010, Quinta-feira
Libertação de uma coruja-do-mato

20:30 Poço dos Caneiros, Vide, Seia


Esta ave foi recolhida na freguesia de Vide, Seia, por um particular que a enconcontrou após esta ter caído do ninho. Foi entregue na delegação do Parque Natural da Serra da Estrela em Seia, tendo sido posteriormente encaminhada para o CERVAS. O seu processo de recuperação consistiu no contacto com animais da mesma espécie e em treinos de voo e de caça.
Na sua devolução à Natureza estiveram presentes cerca de 15 pessoas, inlcuindo representantes da Junta de Freguesia e de associações da freguesia de Vide, bem como alguns populares, tendo a ave sido apadrinhada por alguns dos presentes que a baptizaram com o nome de "Abel".

Alinhar ao centro

16 de Julho de 2010, Sexta-feira
Libertação de uma coruja-do-mato

20:30 Quinta do Carmo, Castelo Viegas, Coimbra


Esta ave foi encontrada na Quinta do Carmo, Coimbra, por formandos do Centro de Emprego e Formação Profissional, após a mesma ter caído do ninho. Posteriormente foi entregue aos funcionários da Reserva Natural do Paúl de Arzila que a encaminharam para o CERVAS. O seu processo de recuperação, tal como sucede com todos os animais recolhidos enquanto crias, consistiu no contacto com animais adultos da mesma espécie, com os quais aprendeu a caçar e desenvolveu os comportamentos típicos.


A sua devolução à Natureza ocorreu no seu local de origem, tendo sido presenciada por cerca de 20 pessoas, entre os quais se encontravam representantes da Câmara Municipal de Coimbra, da Junta de Freguesia de Castelo Viegas, da Escola Universitária Vasco da Gama, do Corpo Nacional de Escutas e de outras associações locais, bem como de alguns populares. A ave foi baptizada pelos presentes com o nome de "Carmo".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego