Grifo libertado foi avistado no Sul de Espanha

Um Grifo (Gyps fulvus) que tinha sido recolhido em Folhadosa (Seia) e entregue pela GNR-Seia no CERVAS a 12 de Agosto de 2009, sendo posteriormente libertado em Almofala (Figueira de Castelo Rodrigo) no dia 3 de Setembro de 2009 (ver informação aqui) foi observado no Sul de Espanha. Esta ave foi avistada por um ornitólogo espanhol no dia 19 de Outubro de 2009, junto de cerca de uma centena de aves da mesma espécie em Medina Sidónia, Cádiz, provavelmente em movimento migratório para África, como é típico nos juvenis desta espécie nesta altura do ano.


A “recaptura visual” de aves devolvidas à Natureza a partir de centros de recuperação é possível porque nalgumas espécies, como por exemplo os Grifos ou Abutres-pretos (Aegypius monachus), são utilizadas anilhas em PVC com um número que pode ser lido à distância. Já em 2008, um Abutre-preto libertado pelo CERVAS na zona do Sabugal tinha sido observado em Huelva, também no Sul de Espanha.

O seguimento de aves recuperadas pode fornecer informações relevantes para o conhecimento da ecologia das espécies e contribuir para o desenvolvimento de medidas de gestão e conservação eficazes. Por outro lado, pode permitir conhecer a taxa de sobrevivência dos animais recuperados, contribuindo para melhorar os métodos utilizados no tratamento e treino realizados nos centros de recuperação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego