Libertação: 21 de Setembro de 2009
21 de Setembro de 2009, 2ª feira
Libertação de dois grifos (Gyps fulvus)
11h30 - Penedo Durão, Freixo de Espada à Cinta
Ponto de encontro: Miradouro do Penedo Durão
Um destes 2 grifos, uma ave ainda juvenil, foi encontrado debilitado no Penedo Durão, no dia 20 de Agosto, e entregue no CERVAS por um Vigilante do PNDI.
O outro, também juvenil, foi encontrado debilitado e desnutrido num campo agrícola em Taveiro (Coimbra), por um particular, no dia 31 de Agosto, e encaminhado para o CERVAS pelo SEPNA de Coimbra. Este local não é um habitat apropriado para esta espécie pelo que esta ave se terá desorientado durante as deslocações em busca de alimento que é comum fazerem após saírem do ninho.
O processo de recuperação de ambas as aves consistiu em alimentação para que adquirissem o peso adequado, contacto com outros abutres e treinos de voo. Encontravam-se então aptas para ser devolvidas à Natureza num local adequado para a espécie.
Esta acção foi realizada com a colaboração da empresa Mota-Engil, Engenharia e Construção, que apadrinhou uma das aves e auxiliou na organização deste evento. Este grifo foi baptizado de "Candal", nome do funcionário mais antigo da empresa, ali presente.
A outra ave foi baptizada de "Jacob" pelos alunos da escola EB23 de Freixo de Espada à Cinta que também participaram nesta acção.
Comentários