Libertações: 28 a 30 de Julho de 2009
10h00, Nelas
Ponto de encontro e local da libertação: Quinta da Cerca, Nelas
Esta ave foi recolhida no dia 29 de Novembro de 2008 por um particular, dentro da Zona de Caça de Nelas, e entregue no CERVAS pela equipa do SEPNA de Mangualde. Apresentava lesões compatíveis com abate a tiro (ilegal). Após o longo processo de recuperação, que consistiu em tratamento das lesões, alimentação para que adquirisse o peso adequado, passagem por um processo de muda de penas, contacto com aves da mesma espécie e treinos de voo e caça, esta águia encontrava-se apta para ser devolvida à Natureza.
Esta águia foi baptizada com o nome "Ratinho Chocolate" (nome do cão que a detectou no campo e referência à sua cor castanha).
Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
16h30, Ínsua, Penalva do Castelo
Ponto de encontro: Escola EB de Ínsua
Este pequeno juvenil foi recolhido no inicio do mês de Julho após ter caído do ninho. Foi encaminhado para o CERVAS onde sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça. Deste modo, esta ave encontrava-se agora pronta para ser devolvida à Natureza.
Esta acção contou com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e com a presença de cerca de 70 crianças das actividades extra-curriculares da Escola de Ínsua e do ATL da Misericórdia, membros do SEPNA Mangualde e GNR de Penalva do Castelo, tendo sido ainda acompanhada por uma equipa de reportagem da SIC (veja a reportagem aqui, aos 29min.).
Esta ave foi baptizada pelas crianças com o nome "CERVAS".
Libertação de um Mocho-galego (Athene noctua)
19h00, Unhais da Serra, Covilhã
Ponto de encontro e local de libertação: H2Otel
Também este juvenil foi recolhido no inicio do mês de Julho após ter caído do ninho. Foi encaminhado para o CERVAS onde sofreu todo o processo de recuperação que consistiu em alimentação para que crescesse, desenvolvimento da plumagem, contacto com aves adultas da mesma espécie de modo a aprender os comportamentos próprios e treinos de voo e caça. Deste modo, esta ave encontrava-se também pronta para ser devolvida à Natureza.
Esta acção contou com a colaboração do H2otel e foi antecedida por um Workshop Teórico de Recuperação de Fauna Selvagem, pelas 16h30. Estiveram presentes neste evento vários hóspedes e funcionários do hotel, escuteiros do Agrupamento de Unhais da Serra, a Arq. Maria da Paz (em representação do PNSE), membros do SEPNA da Covilhã e representante da rádio Cova da Beira.
Este pequeno mocho foi baptizado com o nome "H2O", "Unhas" para os amigos.
Comentários