Contactos

 CERVAS
tlm. 919457984
e-mail: cervas.pnse@gmail.com
Morada: CERVAS/Associação ALDEIA
Casa da Torre. Avenida Bombeiros Voluntários, nº8
6290-520 Gouveia

________________________________________________

O que fazer se encontrar um animal selvagem ferido 


1 – Evite ao máximo perturbá-lo, minimizando o barulho, tempo de manipulação e o contacto com as pessoas;

2 – Contacte as entidades competentes para procederem à recolha do animal:


Linha SOS Ambiente (SEPNA/GNR) 
808 200 520
SEPNA - Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (GNR) 
213 217 291/2
Parque/Reserva Natural mais próxima ou os serviços centrais do ICNF
213 507 900 | icnf@icnf.pt

Se tiver alguma questão, pode contactar o Centro de Recuperação de Animais Selvagens mais próximo. Recorde que os Centros de Recuperação não possuem os meios nem a responsabilidade para a recolha dos animais, essa compete às autoridades.

3 – Se não se sentir confortável para manipular o animal, contacte o SEPNA/ICNF e vigie-o tanto quanto possível para garantir a sua segurança.

4 – Se se sentir suficientemente seguro para o manipular, aproxime-se cautelosamente e capture-o usando uma toalha, peça de roupa ou uma manta para o cobrir de modo a privá-lo da visão (diminuir os estímulos visuais), para que não o possa ferir enquanto o apanha e para que este não o possa ferir enquanto se debate (tenha particular cuidado com o bico, dentes e garras).

5 – Coloque-o numa caixa de cartão perfurada, preferencialmente apenas um pouco maior do que o animal em questão. Se não tiver uma caixa, enrole a toalha que usou à volta do animal para lhe limitar os movimentos, de forma a proteger-se a si e a ele próprio.

6 – Até à recolha, mantenha o animal num local calmo, escuro e aquecido. Evite contactos excessivos.  Não lhe dê alimento, água nem medicação, nem lhe preste os primeiros-socorros. 

7 – Recolha todas as informações possíveis sobre o local e condições em que o encontrou (ex: junto a uma estrada, linha de água, reserva de caça, poste ou linha elétrica...).

8 – Não deve manter o animal em sua posse mais tempo do que o estritamente necessário e nunca fique com um animal selvagem com intenção de o recuperar. Um animal que é mantido demasiado tempo em cativeiro perderá a possibilidade de sobreviver no seu habitat natural, tornando-se incapaz de voar, caçar e de se defender convenientemente.

9 – Durante a época de reprodução pode encontrar crias de ave no chão e pensar que estarão feridas. Muitas vezes estas crias saíram do ninho na primeira tentativa de voo ou passeio, estando bem e continuando a ser alimentadas pelos progenitores. Nestes casos, tente verificar se os progenitores se encontram na zona, se a zona é segura (longe de estradas ou de possíveis predadores, inclusive animais domésticos, por exemplo) ou se a cria está realmente ferida (com sangue ou muito debilitada). Se em caso de dúvida recolher a cria para entregar às autoridades, registe bem o local onde foi encontrada pois pode ser possível devolvê-la ao ninho, uma vez avaliada e tratada.
Note que há animais aos quais esta situação não se aplica, como por exemplo andorinhões, aves de rapina diurnas e noturnas. Em caso de dúvida pode sempre contactar o centro de recuperação mais próximo. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião

Espécie do mês de Março: Morcego-anão