Devolução à Natureza de 25 mochos-galegos

 

Entre Abril e Dezembro de 2021 foram devolvidos à Natureza 25 mochos-galegos (Athene noctua).






O total de ingressos de indivíduos desta espécie durante o ano foi de 42 (37 vivos e 5 mortos), um número semelhante ao dos últimos 4 anos, pelo que parece ter havido uma estabilização no nº de ingressos desta espécie.









A maior parte dos mochos eram juvenis que tinham sido encontrados quando ainda eram jovens, alguns deles após saída precoce dos ninhos, outros predados por gatos e ainda alguns que tinham sido vítimas de atropelamento. Quanto aos adultos, a maior parte ingressou devido a atropelamento, tendo havido também alguns casos de cativeiro acidental, quando ficaram retidos dentro de chaminés.










As devoluções à Natureza decorreram em diversos locais da região centro, nomeadamente Gouveia, Fornos de Algodres, Nelas, Estarreja, Ovar, Seia e Mortágua.







Na maior parte das acções o CERVAS contou com a colaboração de várias entidades parceiras, nomeadamente o GAFAgrupamento de Escolas e Município de Gouveia, Município de Nelas, Município de Estarreja / BioRia / Observaria, Associação Amigos do Cáster / Município de Ovar, Chão do Rio, Raízes e Memórias, Universidade de Aveiro / Departamento de Biologia e Município de Fornos de Algodres a quem agradecemos toda a ajuda.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo