Devolução à Natureza de 18 corujas-do-mato

Entre Março e Agosto de 2021 foram devolvidas à Natureza 18 corujas-do-mato (Strix aluco).





Estas acções decorreram em vários locais da regiáo centro, nomeadamente nos concelho de Gouveia, Seia, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu e Nelas.




Estas acções foram organizadas em parceria com diversas pessoas e entidades, sendo de destacar o SEPNA/GNR (Viseu, Gouveia, Guarda), Romaria Cultural, Município de Gouveia, Município de Nelas, Escola Básica de Vila Nova de Tazem, Escola Evaristo Nogueira, Parque de Campismo do Curral do Negro, CUIDA - Fauna e Flora de Lafões, entre outros.




Algumas das libertações decorreram no final de algumas visitas ao CERVAS, principalmente durante os meses de Verão, com famílias e outros grupos (portugueses e estrangeiros) que têm demonstrado grande interesse em conhecer e apoiar o trabalho do centro.





É de referir ainda que algumas acções foram realizadas com alguns músicos que deram concertos em Gouveia, como é o caso dos Sensible Soccers, Os Azeitonas, Dino D´Santiago, Lena D´Água, a quem o CERVAS agradece o grande interesse e disponibilidade domonstrada, bem como aos promotores dos eventos, nomeadamente Município de Gouveia e Romaria Cultural.






Todas as acções decorreram próximo de zonas florestais onde a espécie ocorre e que reuniam as condições adequadas para o regresso à Natureza destas corujas-do-mato, maioritariamente juvenis que ingressaram após queda do ninho mas também alguns adultos que sofreram atropelamentos ou colisões contra estruturas.







Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo