O CERVAS participou na II Workshop de Observação de Aves "Entre o Dão e o Mondego" em Carregal do Sal


Nos dias 16 e 17 de Junho de 2017 o CERVAS participou na II Workshop de Observação de Aves "Entre o Dão e o Mondego" que decorreu em Carregal do Sal.



Tal como no ano anterior, esta actividade foi organizada pela Associação Cultural Folias e Tropelias mas teve um programa diferente, pois passou a incluir actividades nocturnas, uma delas sobre aves de rapina nocturnas e outra sobre astronomia.



Durante a actividade diurna que decorreu no dia 17 foi possível detectar cerca de 40 espécies de aves, sendo de destacar o número elevado de milhafres-pretos (Milvus migrans) que estava presente junto ao rio Mondego, na Sra da Ribeira, em Parada, e ainda uma observação pouco habitual na zona, um guincho-comum (Larus ridibundus).



Na noite de dia 16, entre um mini-workshop de rapinas nocturnas e outro sobre astronomia, foi devolvida à Natureza uma coruja-do-mato (Strix aluco) que tinha ingressado no CERVAS após saída precoce do ninho.




O processo de recuperação consistiu em alimentação, treino de voo e caça em contacto com outras aves da mesma espécie, de diferentes idades.


O CERVAS agradece à Associação Cultural Folias e Tropelias pelo convite para mais esta actividade e pelo interesse e apoio ao trabalho do centro, mantendo a disponibilidade para futuras acções em parceria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego