O CERVAS participou no 2º Passeio Micológico da ADRC Fornotelheiro
No dia 27 de Novembro de 2016 o CERVAS participou no 2º Passeio Micológico da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Fornotelheiro (ADRCF), Celorico da Beira.
Tal como na edição anterior, o CERVAS deu o seu contributo para esta actividade através da dinamização de uma saída de campo para recolha e identificação de cogumelos silvestres com o objectivo de divulgar a rica biodiversidade micológica da região.
Outro objectivo foi o de alertar para os riscos relacionados com a recolha de cogumelos para consumo, desde a ingestão acidental de espécies tóxicas até ao problema da apanha excessiva e com métodos desadequados, com consequências negativas para a biodiversidade.
No final da saída foi elaborada uma exposição micológica com as cerca de 40 espécies recolhidas possíveis de identificar de imediato, para que os participantes pudessem consolidar os conhecimentos adquiridos durante a actividade de campo.
O almoço incluiu cogumelos recolhidos durante a manhã, principalmente Lactarius deliciosus, uma das espécies mais consumidas na região, conhecida popularmente como "sancha".
De seguida, foi realizado um debate com todos os participantes, para esclarecimento de dúvidas e para reforçar algumas mensagens também discutidas durante a manhã, nomeadamente sobre a importância de utilização de material adequado para a recolha, como os cestos e os canivetes, em vez dos sacos e baldes de plástico, ancinhos e outras ferramentas que são lesivas para a diversidade de fungos nos espaços florestais.
Para encerramento da actividade, depois de um belo magusto, foi devolvida à Natureza uma coruja-das-torres (Tyto alba) que tinha estado em recuperação no CERVAS.
O CERVAS agradece à ADRCF por mais este convite e pelo apoio ao trabalho do centro e está disponível para futuras acções em parceria.
Comentários