Devolução à Natureza de 2 cágados-mediterrânicos no rio Mondego em Arcozelo, Gouveia.


No dia 29 de Julho de 2016 foram devolvidos à Natureza 2 cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa) no rio Mondego em Arcozelo, Gouveia.



Estes animais tinham sido entregues voluntariamente ao CERVAS por uma pessoa que os tinha em casa, em cativeiro ilegal, após ter participado numa acção de sensibilização promovida pelo centro.



O processo de recuperação consistiu em alimentação e socialização com outros animais da mesma espécie, durante o tempo necessário para a avaliação do estado sanitário e comportamental.



A acção de devolução à Natureza decorreu num local onde a espécie ocorre, durante uma actividade do campo de férias da Associação Reencontro, de Vila Nova de Tazem, que também incluiu observação de fauna selvagem, desde cágados a aves.




No final os participantes deram ainda o seu contributo para a limpeza das margens do rio Mondego, tal como tem sido habitual neste tipo de acções neste local, removendo o lixo que infelizmente continua a ser deixado, desde sacos de plásticos e sapatos até fraldas usadas e embalagens de material de pesca.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

O CERVAS participou no Dia Eco-Escolas em Gouveia