19ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres decorreu em Gouveia e Seia.


Entre 4 e 6 de Dezembro de 2015 decorreu em Gouveia e Seia a 19ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres.



Tal como nas edições anteriores as primeiras sessões do evento decorreram na Casa da Torre, em Gouveia, e consistiram na apresentação das espécies e causas de ingresso mais habituais, princípios básicos, conceitos gerais e instalações necessárias para o trabalho dos centros de recuperação.




Ao início da tarde do segundo dia de trabalhos foi realizada uma visita ao CERVAS durante a qual os cerca de 35 participantes tiveram oportunidade de conhecer as instalações e o tipo de trabalho nelas desenvolvido. No final da visita  foi devolvida à Natureza uma águia-d´asa-redonda (Buteo buteo).


De seguida foram realizadas comunicações orais sobre captura, manipulação e exame físico de animais selvagens em recuperação, como introdução à componente prática do workshop que teve lugar durante o terceiro dia, já em Seia, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).



Durante a manhã foi realizada a identificação de todos os cadáveres de animais selvagens de 45 espécies diferentes de aves, mamíferos e répteis selvagens autóctones disponíveis para as sessões práticas e aplicados os conhecimentos transmitidos nas palestras sobre captura, manipulação e exame físico.



Aproveitando a pausa para o almoço os participantes tiveram oportunidade de conhecer as instalações do CISE, guiados pelo biólogo José Conde, com destaque para as exposições Lagoas da Estrela - Água, Energia e Biodiversidade e De Olhos nos Olhos, de Pedro Martins.


A última sessão prática consistiu na apresentação e treino de diferentes técnicas de imobilização de fracturas e administração de alimento, fluidos e medicamentos nas diferentes espécies disponíveis.


O CERVAS agradece ao Município de Gouveia, nomeadamente ao Posto de Turismo, pelo material disponibilizado e ao Município de Seia pela disponibilização das excelentes instalações do CISE.

Para questões e pré-inscrições na 20ª edição deste evento contactar cervas.pnse@gmail.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião