O CERVAS participou no Workshop de "Micoturismo e Gastronomia Tradicional - relação de simbiose" na Escola Superior de Turismo e Hotelaria em Seia.


No dia 23 de Novembro de 2015 o CERVAS participou no Workshop de Micoturismo e Gastronomia Tradicional - relação de simbiose.


Esta actividade decorreu na Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH) em Seia e teve um programa que abordou diversas vertentes do Micoturismo na Serra da Estrela.


A primeira parte da participação do CERVAS consistiu numa comunicação oral sobre Micologia e Conservação da Natureza na Serra da Estrela - a experiência da Associação ALDEIA / CERVAS.


Após a sessão de 5 palestas que decorreu durante a manhã, onde foram focados os conceitos básicos sobre micologia, as questões de conservação dos recursos naturais, o aproveitamentre turístico e o potencial de desenvolvimento económico desde uma perspectiva empresarial e ainda a gastronomia, foi realizada uma visita às instalações de uma empresa de produção de cogumelos, a MICONATURIS.




De seguida, novamente nas instalações da ESTH, foi realizada uma saída de campo de iniciação à identificação de cogumelos silvestres, durante a qual os participantes puderam ficar a conhecer alguma da diversidade micológica existente numa zona mista de carvalhal e pinhal.




O CERVAS agradece à ESTH, nomeadamente ao Manuel Salgado, pelo convite, e está disponível para futuras acções em parceria que contribuam para um maior conhecimento e aproveitamento sustentável dos recursos micológicos na Serra da Estrela.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo