Devolução à Natureza de 1 mocho-galego em Midões, Tábua.


No dia 26 de Novembro de 2015 o CERVAS visitou o Jardim de Infância em Midões, Tábua, para abordar o tema das aves de rapina nocturnas e devolver à Natureza um mocho-galego (Athene noctua).



A primeira parte da acção consistiu na apresentação das várias espécies de aves de rapina nocturnas que existem em Portugal e respectivas características.



De seguida, no exterior da escola, as crianças e educadoras ficaram a conhecer a história do mocho-galego que foi encontrado dentro de uma habitação em Casal da Senhora, a poucos metros do local, possivelmente apanhado por gatos, e encaminhado para o CERVAS pelo casal de proprietários da habitação.



No momento do ingresso no centro verificou-se que o animal estava magro e apático mas não apresentava lesões graves pelo que o processo de recuperação consistiu em estabilização, alimentação, treino de voo, caça e socialização com outros mochos-galegos de diferentes idades.


A devolução à Natureza teve lugar a poucos metros da habitação onde o mocho tinha sido encontrado, numa zona de olival onde a espécie é observada com frequência.


O CERVAS agradece ao Jardim de Infância de Midões pelo interesse e disponibilidade e à Ana Plácido e ao Paulo Loureiro pelo esforço e dedicação na recolha e encaminhamento de mais um animal e colaboração na dinamização da acção de educação ambiental.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia