Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres na Escola Superior Agrária de Coimbra


No dia 29 de Outubro de 2015 o CERVAS desenvolveu várias actividades de divulgação e Educação Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra.




A primeira acção consistiu numa palestra sobre recuperação de animais selvagens em Portugal, direccionada para estudantes do Mestrado em Ecoturismo, mas aberta à participação de outras pessoas interessadas.


De seguida, no exterior, com um público estudantil ainda mais alargado, foram apresentadas as características das aves de rapina nocturnas existentes em Portugal, como introdução à devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba).


Esta coruja tinha sido encontrada na berma de uma autoestrada, após ter sido atropelada, e encaminhada pela pessoa que a recolheu para o polo de recepção da Mata Nacional do Choupal / ICNF através do SEPNA/GNR.


De seguida a ave foi encaminhada para o CERVAS onde se verificou que apresentava sintomatologia neurológica associada ao trauma violento que tinha sofrido, estava prostrada e com movimentos descoordenados.


O processo de recuperação consistiu em estabilização, alimentação e repouso, e posteriorente treino de voo, caça e socialização com outras corujas-das-torres de diferentes idades.


A devolução à Natureza decorreu ao final da tarde numa zona agrícola próxima de áreas florestais, no interior da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campanha de Natal 2022 - Apadrinhe um animal selvagem em recuperação!

Devolução à Natureza de 6 mochos-d´orelhas

Actividades sobre cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 98 andorinhões

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 pica-pau-malhado-grande após colisão com uma janela

Saídas de campo de identificação de cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 16 corujas-do-mato

Campanha de Apadrinhamento de Natal 2021!

Devolução à Natureza de 3 águias-calçadas