Devolução à Natureza de uma coruja-das-torres na Escola Superior Agrária de Coimbra


No dia 29 de Outubro de 2015 o CERVAS desenvolveu várias actividades de divulgação e Educação Ambiental na Escola Superior Agrária de Coimbra.




A primeira acção consistiu numa palestra sobre recuperação de animais selvagens em Portugal, direccionada para estudantes do Mestrado em Ecoturismo, mas aberta à participação de outras pessoas interessadas.


De seguida, no exterior, com um público estudantil ainda mais alargado, foram apresentadas as características das aves de rapina nocturnas existentes em Portugal, como introdução à devolução à Natureza de uma coruja-das-torres (Tyto alba).


Esta coruja tinha sido encontrada na berma de uma autoestrada, após ter sido atropelada, e encaminhada pela pessoa que a recolheu para o polo de recepção da Mata Nacional do Choupal / ICNF através do SEPNA/GNR.


De seguida a ave foi encaminhada para o CERVAS onde se verificou que apresentava sintomatologia neurológica associada ao trauma violento que tinha sofrido, estava prostrada e com movimentos descoordenados.


O processo de recuperação consistiu em estabilização, alimentação e repouso, e posteriorente treino de voo, caça e socialização com outras corujas-das-torres de diferentes idades.


A devolução à Natureza decorreu ao final da tarde numa zona agrícola próxima de áreas florestais, no interior da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo