"Os cágados vão à escola" na Escola Primária de Folgosinho


No dia 9 de Junho de 2015 o CERVAS dinamizou mais uma sessão no âmbito do projecto "os cágados vão à escola", desta vez na Escola Primária de Folgosinho, em Gouveia.


Tal como habitualmente foram apresentadas as espécies de cágados autóctones e a problemática das espécies de tartarugas invasoras, através do conto Mauro e Emília, de Ana Mafalda Alves.


A dado momento um dos alunos referiu que tinha recolhido recentemente da berma da estrada uma tartaruga e, após contactos imediatos com os pais, verificou-se que se tratava de uma tartaruga-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta elegans), que se encontrava em liberdade próximo de Nabais, em Gouveia.


Esta é mais uma situação que revela o problema da comercialização e posse de tartarugas exóticas, que em muitos casos são libertadas ou fogem das casas das pessoas e invadem o meio natural a que não pertencem, causando problemas à biodiversidade local.


O CERVAS agradece o interesse da Escola Primária de Folgosinho e continua disponível para futuras acções de sensibilização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Campanha de Natal 2022 - Apadrinhe um animal selvagem em recuperação!

Devolução à Natureza de 6 mochos-d´orelhas

Actividades sobre cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 98 andorinhões

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 pica-pau-malhado-grande após colisão com uma janela

Saídas de campo de identificação de cogumelos silvestres em Gouveia

Devolução à Natureza de 16 corujas-do-mato

Campanha de Apadrinhamento de Natal 2021!

Devolução à Natureza de 3 águias-calçadas