"Os cágados vão à escola" na Escola Primária de Folgosinho


No dia 9 de Junho de 2015 o CERVAS dinamizou mais uma sessão no âmbito do projecto "os cágados vão à escola", desta vez na Escola Primária de Folgosinho, em Gouveia.


Tal como habitualmente foram apresentadas as espécies de cágados autóctones e a problemática das espécies de tartarugas invasoras, através do conto Mauro e Emília, de Ana Mafalda Alves.


A dado momento um dos alunos referiu que tinha recolhido recentemente da berma da estrada uma tartaruga e, após contactos imediatos com os pais, verificou-se que se tratava de uma tartaruga-de-orelhas-vermelhas (Trachemys scripta elegans), que se encontrava em liberdade próximo de Nabais, em Gouveia.


Esta é mais uma situação que revela o problema da comercialização e posse de tartarugas exóticas, que em muitos casos são libertadas ou fogem das casas das pessoas e invadem o meio natural a que não pertencem, causando problemas à biodiversidade local.


O CERVAS agradece o interesse da Escola Primária de Folgosinho e continua disponível para futuras acções de sensibilização.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião