Devolução à Natureza de uma cobra-de-escada em Gouveia


No dia 19 de Junho de 2015 foi devolvida à Natureza uma cobra-de-escada (Rhinechis scalaris) em Gouveia.


Este animal tinha sido encontrado dentro de uma habitação e a pessoa que o detectou contactou o SEPNA/GNR de Gouveia que de imediato procedeu à recolha e entrega no CERVAS.


No momento do ingresso procedeu-se à avaliação e como não foram detectadas lesões o animal foi devolvido à Natureza no dia seguinte durante uma visita ao CERVAS realizada por crianças e respectivos monitores de um campo de férias da Fundação D. Laura dos Santos, com quem têm sido realizadas diversas actividades nos últimos dias.


O CERVAS aproveitou esta acção para sensibilizar as pessoas para a importância do papel ecológico das cobras, que sofrem muito com a perseguição directa e abate ilegal intencional em muitas zonas rurais. 


Estes comportamentos agressivos por parte das pessoas resultam de mitos e medos baseados geralmente na ignorância em relação aos hábitos alimentares das cobras, à inexistência de riscos para os humanos devido à ausência de veneno nas espécies mais comuns e por isso é necessário continuar a sensibilizar a população para que não elimine estes répteis tão importantes e úteis.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia