Devolução à Natureza de um milhafre-preto na Escola Superior Agrária de Coimbra


No dia 23 de Maio de 2015 o CERVAS participou em diversas actividades na Escola Superior Agrária de Coimbra.


Ao início da tarde foi realizada uma palestra sobre o trabalho do centro para estudantes dos mestrados de Agricultura Biológica e de Recursos Florestais.


De seguida, procedeu-se à devolução à Natureza de um milhafre-preto (Milvus migrans) que tinha sido apreendido pelo SEPNA de Coimbra a um particular que mantinha a ave em cativeiro ilegal.


O processo de recuperação deste milhafre demorou cerca de 1 ano e consistiu em recuperação da condição física, da plumagem de voo e socialização e treino em contacto com outras aves de rapina diurnas.


A libertação realizou-se dentro da Escola Superior Agrária de Coimbra, junto a zonas agrícolas e florestais, num local onde se observam frequentemente milhafres-pretos, que de imediato começaram a interagir com o indivíduo recuperado.



A última parte da acção consistiu numa oficina ao ar livre sobre introdução à recuperação de animais selvagens durante a qual foram apresentadas algumas das espécies com que o CERVAS trabalha e quais são os precedimentos mais adequados que um cidadão deverá realizar quando encontra um animal selvagem com problemas.


O CERVAS agradece a colaboração da Escola Agrária de Coimbra e do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) e continua disponível para futuras acções em parceria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.