Devolução à Natureza de 4 pintassilgos e 3 pintarroxos em Moimenta da Serra


No dia 21 de Novembro de 2014 foram devolvidos à Natureza 4 pintassilgos (Carduelis carduelis) e 3 pintarroxos (Carduelis cannabina) em Moimenta da Serra, Gouveia,


Estas aves tinham sido apreendidas pelo SEPNA/GNR de Viseu em mais uma acção de combate à captura e cativeiro ilegal de aves protegidas. Além dos animais foram apreendidos vários tipos de materiais relacionados com estas práticas ilegais, que infelizmente ainda são comuns em Portugal.


Depois de terem sido entregues no centro todos os animais foram avaliados e verificou-se quais estavam em boas condições físicas. Estes foram anilhados e preparados para a devolução à Natureza com a maior brevidade possível, por serem animais recentemente capturados e, por isso, em situação de stress devido ao cativeiro.



Tal como habitualmente o CERVAS aproveitou a oportunidade para abordar esta problemática junto da população, neste caso as crianças e alguns dos seus pais, e funcionários da Fundação D. Laura dos Santos.


As aves foram libertadas num local onde ambas as espécies são comuns, junto a uma zona de olival e campos agrícolas, próximos de áreas florestais.


O CERVAS enaltece o excelente da trabalho das autoridades no combate à captura e cativeiro ilegal de espécies protegidas, neste caso em particular à incansável equipa do SEPNA/GNR de Viseu, mas obviamente extensível a todas as outras.


É importante também relembrar a todas as pessoas que devem sempre tentar sensibilizar quem insiste em capturar e manter em cativeiro animais roubados à Natureza, desde pintassilgos ou melros a aves de rapina, para que entreguem esses animais em centros de recuperação. 

Caso não consigam sensibilizar, devem denunciar essas situações ao SEPNA/GNR através do SOS Ambiente: 808200520.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego