Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

À descoberta dos cogumelos com o Jardim de Infância de Gouveia


No dia 30 de Outubro de 2014 o CERVAS dinamizou mais uma acção de educação ambiental na Cerca, em Gouveia, sobre cogumelos silvestres com o Jardim de Infância de Gouveia.


Esta acção, organizada no âmbito do programa Eco-Escolas em Gouveia teve como principal objectivo a divulgação da importância dos cogumelos silvestres que existem nas nossas florestas e a forma como se relacionam com os outros seres vivos.


Sempre que as crianças detectavam os fungos era feita a sua identificação no campo, sempre que possível, sendo apresentadas as principais características que poderiam ser avaliadas.


Todos os exemplares foram observados atentamente para que as crianças pudessem prestar a devida atenção às formas, texturas, cheiros e cores que os cogumelos apresentavam.



Também era dada a devida importância ao local onde os cogumelos apareciam, ao seu estado de desenvolvimento, para que as crianças pudessem compreender melhor os seus modos de vida e as suas funções no ecossistema.


Como acção complementar foi realizada a recolha do lixo existente na mata da Cerca, principalmente na zona envolvente ao anfiteatro, desde garrafas de vidro e plástico até diversos tipos de embalagens, que algumas pessoas continuam a deixar neste belo local de Gouveia.


O CERVAS agradece o empenho, interesse e entusiasmo das crianças e educadoras do Jardim de Infância de Gouveia e continua disponível para futuras acções em parceria que possam contribuir para uma ainda maior aproximação das crianças à biodiversidade que os rodeia.



Sem comentários: