Devolução à Natureza de 1 águia-calçada na Mata Nacional do Buçaco


No dia 22 de Agosto de 2014 foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata) na Mata Nacional do Buçaco.



Esta acção foi organizada em parceria com a Fundação Mata do Buçaco e teve início junto à Loja da Mata, onde se reuniram várias dezenas de participantes, para uma breve sessão de apresentação do trabalho do CERVAS e das principais características da águia-calçada.



Esta ave tinha sido encontrada dentro da Mata do Buçaco, no chão, por pessoas que estavam a visitar o local e que a recolheram e encaminharam de imediato para o polo de recepção de animais selvagens da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, através de técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.



A partir daí a águia seguiu para o CERVAS onde se verificou que não apresentava lesões e o processo de recuperação consistiu em alimentação e socialização com outras aves da mesma espécie, de diferentes idades. Posteriormente, foi realizada o treino de voo e musculação em contacto com outras rapinas diurnas.


A devolução à Natureza foi realizada num local próximo de onde a águia-calçada tinha sido encontrada, numa zona aberta no meio da floresta da Mata do Buçaco.


O CERVAS agradece a todas as pessoas e entidades envolvidas na recolha e encaminhamento da ave, ao José Moura pela cedência de fotografias, e à Fundação Mata do Buçaco pela disponibilidade e interesse na dinamização da acção de sensibilização e divulgação.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião