"Os cágados vão à escola" em Moimenta da Serra


No dia 29 de Maio de 2014 decorreu em Moimenta da Serra, em Gouveia, nas instalações da Fundação D. Laura dos Santos, mais uma sessão de esclarecimento sobre a problemática dos cágados exóticos invasores.


Tal como nas sessões anteriores em Gouveia e noutros concelhos, os alunos e educadoras foram convidadas a trazer para a sessão os cágados e tartarugas que têm em casa, para que se pudesse proceder à identificação das espécies e disponibilizar informações relacionadas com o maneio adequado.


Infelizmente, e à semelhança do que se verificou noutras escolas, foi possível detectar que espécies de venda ilegal, como a tartaruga-de-orelhas-amarelas (Trachemys scripta scripta), ainda são comercializadas na região actualmente e estão em casa das pessoas.


O simples facto de o cenário de um animal dentro dum aquário de plástico ter associada uma mensagem muito triste e negativa em termos de educação ambiental, já é um problema na perspectiva do CERVAS. Para agravar a situação, verifica-se que grande parte dos animais que estão em casa das pessoas são espécies de comercialização ilegal e é necessário que as autoridades actuem.


O CERVAS agradece o interesse e disponibilidade da Fundação D. Laura dos Santos para a realização da acção e continua disponível para futuras acções de colaboração.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

Devolução à Natureza de 1 águia-d´asa-redonda no aniversário do Parque Natural da Serra da Estrela

Devolução à Natureza de 1 milhafre-preto com o Externato Menino Jesus em Coimbra