Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Devolução à Natureza de 1 águia-calçada em Gouveia


No dia 29 de Maio de 2014 foi devolvida à Natureza uma águia-calçada (Aquila pennata) no Curral do Negro, em Gouveia.


Esta acção teve lugar no final de uma actividade sobre cogumelos silvestres que foi realizada com crianças e educadoras da Associação de Beneficência Popular de Gouveia (ABPG).


A águia-calçada tinha ingressado no CERVAS em Setembro de 2013 e apresentava fracturas numa asa e numa pata provavelmente provocadas por tiro.


Devido à gravidade das lesões o processo de recuperação foi longo e consistiu na imobilização dos membros afectados, fisioterapia e treino de voo em conjunto com outras aves de rapina.


O local da libertação apresentava as condições necessárias para a espécie pois era próximo de uma zona florestal, com campos agrícolas, matos e zonas de montanha.


Após a devolução à Natureza foi realizada uma breve sessão de introdução à observação de aves com o objectivo de despertar o interesse das crianças por este tema.


O CERVAS agradece o interesse e disponibilidade da ABPG e continua disponível para a realização de acções que permitam às crianças um maior contacto com a Natureza.


Sem comentários: