Apoie o trabalho do CERVAS! Faça um donativo para o NIB: 003503540003190733089 (Caixa Geral de Depósitos de Gouveia), ou apadrinhe um animal em recuperação.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Workshop de Recuperação de Aves Selvagens na Ilha do Pico, Açores.


Nos dias 23 e 24 de Abril de 2014 o CERVAS dinamizou um workshop de recuperação de aves selvagens na ilha do Pico, Açores.


Esta acção foi promovida pelo Parque Natural da Ilha do Pico / Secretaria Regional dos Recursos Naturais dos Açores e foi dirigida a vigilantes da Natureza e técnicos de diversas entidades da região que têm lidado com casos de recolha de aves feridas e debilitadas nos últimos anos.


O programa do curso foi semelhante ao de anteriores actividades que o CERVAS dinamizou no arquipélago dos Açores, com um dia de formação teórica e outro totalmente dedicado às componentes prácticas.


Foram abordados diversos assuntos, desde a captura e manipulação de diversas espécies de aves até às técnicas de exame físico, imobilização de fracturas e administração de fluidoterapia e medicamentos, entre outros.


Um objectivo adicional foi avançar com o processo de criação de um centro de recuperação de fauna selvagem na ilha do Pico, que servirá pelo menos o grupo central do arquipélago ao nível da recepção e tratamento de aves, e por essa razão a temática do desenho de instalações foi também abordada.


Com o objectivo de divulgar as potencialidades dos centros de recuperação de animais selvagens foi também realizada uma palestra sobre o trabalho do CERVAS aberta à população, integrada no programa de actividades de comemoração do Dia Mundial da Terra, a 22 de Março, no Centro de Visitantes da Gruta das Torres, o maior tubo lávico conhecido em Portugal.


Os técnicos do CERVAS agradecem o convite do Parque Natural da Ilha do Pico para a dinamização da acção de formação, e em particular ao Vigilante da Natureza Valter Medeiros e ao Director Manuel Paulino Costa por toda a hospitalidade, felicitando-os e a toda a sua equipa pelo excelente trabalho de conservação do património natural desta fantástica ilha.

Sem comentários: