Saída de campo: Observação de Aves na Serra da Estrela no Inverno


No dia 15 de Fevereiro de 2014 decorreu uma saída de campo de observação de aves na Serra da Estrela, no concelho de Gouveia.


Esta actividade foi a primeira de várias saídas que decorrerão durante o ano e teve como objectivo observar aves selvagens, com destaque para as que ocorrem na região durante o período de Inverno.


Durante a manhã foram visitados vários locais em Gouveia, como o Miradouro do Paixotão, a Mata da Cerca, o Vale do Rossim e o Curral do Negro, tendo como objectivo a observação de aves urbanas, florestais e das zonas montanhosas.


Durante a tarde os locais visitados foram a zona de Mira Serra, Ribamondego e Arcozelo, com o objectivo de observar aves características de zonas agrícolas e associadas a cursos de água.


Algumas das espécies invernantes observadas que merecem destaque são o corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), a petinha-ribeirinha (Anthus spinoletta), ou a petinha-dos-prados (Anthus pratensis). É também de referir que já foram observadas algumas espécies estivais como a andorinha-das-chaminés (Hirundo rustica) e a andorinha-dos-beirais (Delichon urbicum). No total foram registadas 42 espécies de aves.


Esta actividade foi organizada em parceria pela Associação ALDEIA / CERVAS e ViVaVentura. A próxima saída para observação de aves em Gouveia decorrerá a 10 de Maio e será dedicada às espécies que ocorrem na Primavera. Poderá encontrar mais informações sobre esta e outras actividades aqui.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia