Devolução à Natureza de 20 aves selvagens na abertura da Semana da Floresta em Gouveia


Durante a manhã de 2 de Abril de 2013 a ALDEIA / CERVAS participou no primeiro dia da semana da Floresta em Gouveia.


Este evento organizado pela Câmara Municipal de Gouveia com a colaboração do Parque Natural da Serra da Estrela e da ALDEIA / CERVAS decorre entre 2 e 5 de Abril, envolvendo todas as escolas do concelho.


A participação do CERVAS consistiu em diversas pequenas oficinas sobre fauna selvagem, seguidas de devolução à Natureza de um total de 20 aves que estavam em recuperação no centro.


Para além de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) os alunos da EB de Gouveia tiveram a oportunidade de contactar de perto com várias espécies de passeriformes.



Estas 19 pequenas aves tinham ingressado no CERVAS no final de Março após terem sido apreendidas por equipas do SEPNA/GNR a particulares que as mantinham em cativeiro ilegal.


Entre as várias espécies de passeriformes devolvidas à Natureza pelos alunos da escola destacam-se o chamariz (Serinus serinus), o tentilhão (Fringilla coelebs), o verdilhão (Chloris chloris), ou até a escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus).



O tema principal das diversas pequenas palestras foi a problemática do cativeiro ilegal, com o objectivo de sensibilizar as crianças para esta problemática, o que permitiu também a troca de informações sobre várias situações de que eles tinham conhecimento no concelho e que passaram aos elementos do SEPNA/GNR.


No final da manhã, perante todos os alunos e professores da escola foi devolvida à Natureza uma águia-de-asa-redonda que tinha ingressado no CERVAS em Fevereiro de 2013.


Este animal tinha uma fractura numa das asas e após a sua resolução decorreu um período de treino de voo e caça em conjunto com outras aves de rapina diurnas.



O CERVAS agradece à organização do evento e a todos os alunos, professores e funcionários da escola de Gouveia, mantendo a disponibilidade para futuras acções de educação ambiental.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão