Devolução à Natureza de um mocho-galego em Ribamondego


No dia 12 de Dezembro de 2012 foi devolvido à Natureza um mocho-galego (Athene noctua) em Ribamondego, Gouveia.


Esta ave tinha sido recolhida por particulares, após atropelamento, que a encaminharam para o CERVAS através do SEPNA/GNR de Gouveia.


No momento do ingresso a ave apresentava uma fractura e um extenso hematoma numa das patas e o processo de recuperação passou pelo tratamento das lesões e treino de voo e caça em conjunto com outros mochos-galegos.


O local escolhido para a devolução à Natureza foi próximo daquele onde tinha sido encontrado ferido alguns meses antes, junto de campos agricolas e uma linha de água.


Nesta acção estiveram presentes as pessoas que encontraram e recolheram o mocho bem como uma turma do Instituto de Gouveia - Escola Profissional (IG) que apadrinhou o animal, contribuindo assim para a sua recuperação.


Antes da libertação realizou-se uma breve acção de sensibilização e informação sobre aves de rapina nocturnas e as suas principais características.


O CERVAS agradece ao IG, aos seus alunos e professores, pelo seu interesse no trabalho do centro e por mais uma contribuição de apoio à recuperação de animais selvagens.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo