3ª Edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela


Nos dias 15 e 16 de Dezembro de 2012 realizou-se a 3ª edição do Workshop de Aves Invernantes da Serra da Estrela.



Tal como nas edições anteriores, a organização esteve a cargo do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e da Associação ALDEIA / CERVAS.


Durante a manhã do primeiro dia os locais visitados foram a Baixa do Rio Seia e a zona envolvente do aeródromo de Pinhanços.


Neste locais foi possível contactar com um grande número de aves típicas de zonas agrícolas e florestais, sendo de destacar espécies invernantes como a petinha-dos-prados (Anthus pratensis) e principalmente a sempre difícil de observar estrelinha-de poupa (Regulus regulus).




O início da tarde foi passado em Rio Torto, em Gouveia, junto a pequenas charcas e uma linha de água, e foi possível observar uma quantidade impressionante de lugres (Carduelis spinus), e ainda alguns tentilhões-monteses (Fringilla montifringilla) e tordos-ruivos (Turdus iliacus).



No final da tarde foi visitado o troço do Rio Mondego entre Arcozelo e Ribamondego, onde os participantes tiveram a possibilidade de observar uma garça-real (Ardea cinerea) e corvos-marinhos-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), aves invernantes relativamente comuns na Serra da Estrela.


Após as saídas de campo tiveram lugar as sessões teóricas, no CISE, com apresentações sobre as aves invernantes da Serra da Estrela e os locais de interesse para a sua observação durante o Inverno.


Na manhã seguinte, bem cedo, as primeiras observações foram realizadas na Torre, em condições climatéricas muito adversas, típicas deste local nesta época.



Ainda assim, foi possível detectar uma das espécies invernantes mais características do local, a ferreirinha-serrana (Prunella collaris).


De seguida, foram visitados duas zonas na baixa da Covilhã, junto a campos agrícolas e linhas de água.


Nestes locais foi possível observar narcejas-comuns (Gallinago gallinago), maçarico-bique-bique (Tringa ochropus) e ainda bandos de abibes (Vanellus vanellus).


O total de espécies registadas durante a actividade foi 65, incluindo a maioria das espécies invernantes que se podem observar na Serra da Estrela.


O evento terminou nas instalações do CISE com uma apresentação teórica sobre as adaptações das aves ao frio e migrações, e ainda com um pequeno debate final.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego