Saída de campo: Introdução à identificação de cogumelos silvestres. 11 de Novembro de 2012


No dia 11 de Novembro de 2012 a Associação ALDEIA organizou mais uma saída de campo de introdução à identificação de cogumelos silvestres em Gouveia.


Nesta actividade participaram 15 pessoas de várias zonas do centro e norte do país que tiveram a possibilidade de contactar com uma grande variedade de espécies de cogumelos em diferentes tipos de habitats do concelho de Gouveia.


A introdução aos conceitos básicos relacionados com a recolha e identificação no campo teve lugar de manhã durante um percurso a pé num carvalhal na periferia da cidade.


A diversidade e quantidade de cogumelos existentes permitiu uma recolha de vários exemplares para posterior identificação sendo ainda possível a colheita alguns para fins gastronómicos depois de devidamente identificados no campo.


Após paragem para almoço no Curral do Negro o grupo seguiu para pinhais e soutos na zona de Folgosinho, de forma a conseguir detectar diferentes espécies mais características desses tipos de habitats florestais.


A parte final da actividade decorreu nas instalações do CERVAS, local que os participantes tiveram também a oportunidade de ficar a conhecer e onde foram surpreendidos com a possibilidade de assistir à devolução à Natureza de uma coruja-do-mato (Strix aluco) recuperada no centro.


Ao final da tarde procedeu-se à identificação dos exemplares de cogumelos recolhidos com recurso a bibliografia especializada e através da observação das diferentes características macroscópicas.


Até ao momento foi possível chegar à identificação de mais de 50 espécies, elevando o número de espécies identificadas em Gouveia no presente Outono para cerca de uma centena.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião