Devolução à Natureza de 3 milhafres-pretos e 1 mocho-galego em Coimbra e Anadia


No dia 27 de Agosto de 2012 às 17h foram devolvidos à Natureza 3 milhafres-pretos (Milvus migrans) na Mata Nacional do Choupal em Coimbra.


Uma das aves tinha ingressado em Julho de 2011 após queda do ninho e foi encaminhada para o CERVAS pela Reserva Natural do Paul da Arzila (RNPA). A plumagem apresentava problemas de desenvolvimento que impediram a sua libertação no mesmo ano, tendo permanecido em contacto com outras aves de rapina enquando as penas recuperavam. 


A ave adulta tinha ingressado no CERVAS através do SEPNA-GNR da Guarda a 08-06-12 com uma fractura numa das asas. O tratamento consistiu em imobilização da asa e posterior fisioterapia e treino de voo.


O indivíduo juvenil tinha ingressado a 09-08-12 após queda do ninho, encaminhado pelo SEPNA-GNR de Viseu. A rápida recuperação consistiu em desenvolvimento de plumagem e treino de voo e contacto com outras aves de rapina.


Tendo em consideração o facto da espécie já ter iniciado o período de migração nalgumas zonas do país optou-se pela devolução destas aves à Natureza na Mata Nacional do Choupal visto que na zona de Coimbra ainda permanecem alguns milhafres-pretos.



No mesmo dia às 19h, em Pereiro, Anadia, procedeu-se à devolução à Natureza de um mocho-galego (Athene noctua).


Esta ave tinha sido encontrada por particulares na varanda de uma habitação provavelmente após saída precoce do ninho, tendo sido encaminhada para o CERVAS pela RNPA, onde a recuperação consistiu em treino de voo e caça em contacto com outros mochos-galegos.


A devolução à Natureza decorreu num local próximo daquele onde o mocho tinha sido encontrado, na presença de 20 pessoas, junto a campos agrícolas na periferia da aldeia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego