Devolução à Natureza de 2 mochos-galegos e 1 bufo-real em Almeida


No dia 25 de Julho às 19:30 o CERVAS procedeu à devolução à Natureza de 2 mochos-galegos (Athene noctua) em Almeida.


Ambas as aves tinham sido encontradas em Maio próximo da Escola Secundária Dr. José Casimiro Matias Almeida após queda de ninho, uma situação que já tinha ocorrido em anos anteriores.


As aves permaneceram em recuperação no CERVAS durante cerca de 2 meses e meio, para desenvolvimento da plumagem e treino de voo e caça em conjunto com outros mochos-galegos.


Ao final da tarde, na presença de cerca de 15 pessoas, as aves foram libertadas na periferia de Almeida junto de campos agrícolas e olivais.




De seguida, às 20:30, na aldeia de Azinhal, também no concelho de Almeida, foi devolvido à Natureza um bufo-real (Bubo bubo).


Esta ave tinha sido encontrada por um habitante local no final de 2011 presa numa vedação de arame farpado, um problema que afecta com frequência esta espécie e que geralmente leva à morte ou lesões graves.


Neste caso, graças à rápida e eficaz actuação da pessoa que encontrou a ave bem como da equipa do SEPNA-GNR que a encaminhou para o CERVAS foi possível recuperar as graves lesões que afectavam uma das asas.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo