10 de Abril de 2012: Devolução à Natureza de 1 andorinhão-pálido

No dia 10 de Abril de 2012 às 14:30 foi devolvido à natureza um andorinhão-pálido (Apus pallidus) no miradouro do Paixotão em Gouveia.

Este andorinhão foi encontrado por um particular no dia anterior, que o viu a embater contra uma parede no Clube Camões, mesmo no centro da cidade. O particular entrou de imediato em contacto com o CERVAS, que o recolheu e o encaminhou para o centro. O animal encontrava-se em estado de choque devido à colisão não apresentando, neste caso, nenhuma lesão.

O tratamento consistiu em hidratação e alimentação adequada e assim que as condições meteorológicas o permitiram, a ave foi devolvida à natureza pelo particular que a encontrou.



O andorinhão-pálido é uma espécie muito semelhante ao andorinhão-preto, no que diz respeito ao tamanho e à forma, sendo facilmente confundidos entre si.

Distingue-se do andorinhão-preto sobretudo devido aos tons acastanhados da plumagem, no contraste entre as primárias mais escuras, e as secundárias mais claras, e por possuir uma maior extensão de branco no queixo e asas mais arredondadas. É uma espécie migratória, proveniente de África, estando de regresso ao nosso país nesta época.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.