Saídas de campo: Aves Migratórias e Invernantes da Serra da Estrela

No dia 11 de Fevereiro de 2012 realizou-se uma saída de campo para observação de aves na Serra da Estrela, que coincidiu com a ultima acção levada a campo por técnicos do CERVAS na primeira época de colaboração com o Atlas de Aves Invernantes e Migradoras, coordenado pela SPEA e outras entidades.


Durante esta actividade foram percorridos diversos locais no concelho de Gouveia, nomeadamente Freixo, Figueiró, Melo, Vila Cortês, S. Paio, Nabais e Curral do Negro, de forma a cobrir diferentes tipos de habitats.


Durante o dia foram registadas cerca de 40 espécies, sendo de destacar o peneireiro-cinzento (Elanus caeruleus) por ser relativamente raro na zona, principalmente durante o Inverno, e o mergulhão-pequeno (Tachybaptus ruficollis) por não ser uma espécie regularmente observada nas saídas de campo nesta zona.


Desde Agosto de 2011 que vários técnicos e colaboradores do CERVAS têm realizado diversas saídas de campo no âmbito do Atlas de Aves Invernantes e Migradoras referido anteriormente, em 3 quadrículas de 10x10 km nos concelhos de Gouveia, Fornos de Algodres e Mangualde.



Foram realizadas 6 saídas de campo, 2 em cada quadrícula, de forma a registar as espécies existentes durante o periodo de migração (final de Verão e início de Outono) e no Inverno.


No total, foram registadas 100 espécies, sendo de destacar o rabirruivo-de-testa-branca (Phoenicurus phoenicurus) na época de migração ou o dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) e o tordo-zornal (Turdus pilaris) no período de Inverno.


Durante as saídas de campo têm sido envolvidos os voluntários, estagiários e colaboradores do CERVAS, cumprindo-se dessa forma objectivos pedagógicos e de formação, em simultâneo com a colaboração prestada pelos técnicos do CERVAS a nível pessoal com o Atlas.




Por outro lado, estas saídas têm permitido um melhor conhecimento da região uma vez que a maioria dos locais onde foram realizadas as saídas de campo não tinham sido ainda visitados.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia