21 de Março de 2012: Dia da Árvore em Manteigas / Devolução à Natureza de 1 águia-de-asa-redonda

No dia 19 de Março de 2012 realizou-se uma acção de sensibilização promovida pelo Município de Manteigas no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Árvore.

Tal como em anos anteriores, esta iniciativa envolveu várias entidades como o 1º Ciclo do Ensino Básico de Manteigas, Sapadores Florestais, Bombeiros Voluntários de Manteigas, Autoridade Florestal Nacional, Parque Natural da Serra da Estrela, GNR e a Associação ALDEIA/CERVAS.

Perante cerca de 200 pessoas procedeu-se à devolução à Natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) que tinha ingressado no CERVAS no início do ano com uma fractura numa das asas.

Esta ave recebeu os tratamentos necessários para a recuperação das lesões, que passaram pela imobilização da asa afectada e fisioterapia, tendo sido posteriormente colocada em contacto com outras aves de rapina na fase final de treino e musculação.


O local escohido para a libertação, o Estádio Municipal de Manteigas, reunia as condições necessárias, por se tratar de uma zona aberta ampla com uma vasta mancha florestal envolvente, um habitat adequado à espécie.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Devolução à Natureza de 1 coruja-do-mato no Festival Músicas do Bosque

II passeio de observação de aves e devolução à Natureza de 1 milhafre-preto em Marmeleira, Mortágua.

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Devolução à Natureza de 1 gaio na Mata da Cerca com o Club Camões

Devolução à Natureza de um tartaranhão-ruivo-dos-pauis na Figueira da Foz

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Estorninho-preto