19 a 22 de Março de 2012: Semana da Floresta em Gouveia

Em colaboração com o Município de Gouveia e Parque Natural da Serra da Estrela a ALDEIA/CERVAS dinamizou acções em escolas do concelho no âmbito das comemorações da Semana da Floresta, entre 19 e 22 de Março de 2012.

Durante 4 dias decorreram acções em escolas de todas as freguesias de Gouveia que envolveram 748 crianças de Jardins de Infância (JI) e Escolas de Ensino Básico (EB) onde foram abordadas diversas temáticas relacionadas com a floresta.

A ALDEIA/CERVAS dinamizou acções relacionadas com os sons da floresta, com particular destaque para os cantos das aves, através de apresentações, jogos, danças e outras actividades dirigidas às crianças.

A primeira acção, no dia 19, foi realizada com o JI de Nabais onde para além das acções relacionadas com as aves se fez uma plantação simbólica de uma árvore de fruto.

No dia 20 de manhã, em Vinhó, foi realizada uma acção para os cerca de 20 alunos e professoras do JI e EB1.

Para além da acção teórica os alunos tiveram a oportunidade de observar e escutar algumas aves no exterior da escola, como por exemplo o chamariz (Serinus serinus), enquando plantavam uma árvore.

No dia 20 à tarde, em S. Julião, a acção foi desenvolvida com os cerca de 60 alunos e professores da EB1 de S. Julião.

Nesta escola decorreram duas acções em simultâneo e foram plantadas duas árvores no final, com a estusiástica colaboração dos alunos e professores.




A última acção da ALDEIA/CERVAS decorreu no dia 22, de manhã, em Lagarinhos, onde para além das acções semelhantes às realizadas nas outras escolas, os alunos tiveram a felicidade de poder assistir à devolução à Natureza de uma águia-calçada (Aquila pennata) recuperada no CERVAS.

Nesta acção foram reunidos os cerca de 40 alunos do Abrigo da Sagrada Família e da EB1 de Lagarinhos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião