29 de Janeiro de 2012: Amigos do Cáster no CERVAS

No dia 29 de Janeiro a Associação Amigos do Cáster, de Ovar, visitou o CERVAS no âmbito de um Eco-Fim-de-Semana dedicado à Serra da Estrela.


O início da actividade decorreu no Covão d´Ametade, no Parque Natural da Serra da Estrela, onde os cerca de 20 participantes puderam ter um primeiro contacto com a avifauna característica desta área florestal de montanha, como por exemplo o lugre (Carduelis spinus) ou a trepadeira-azul (Sitta europaea).


Após percorrerem o Vale Glaciar do Zêzere, os participantes ficaram a conhecer alguns locais em Manteigas onde puderam observar algumas aves associadas a rios de montanha, como o melro-d´água (Cinclus cinclus) ou a andorinha-das-rochas (Ptyonoprogne rupestris).


As partes finais do percurso foram realizadas nas Penhas Douradas e Vale do Rossim onde foram observadas as últimas das cerca de 25 espécies de aves observadas durante a actividade. De seguida, o grupo deslocou-se até Gouveia onde ficou a conhecer as instalações do CERVAS.


Durante cerca de 90 minutos foi apresentado o trabalho realizado pelo centro, com destaque para as principais causas de ingresso e aspectos ecológicos das espécies com que o CERVAS tem mais experiência, em particular as aves de rapina.


O CERVAS agradece o interesse demonstrado por todos os participantes na actividade bem como o apoio que foi dado ao trabalho do centro e seguramente que no futuro serão desenvolvidas novas actividades em conjunto entre a Associação ALDEIA/CERVAS e os Amigos do Cáster.

Comentários

alexander disse…
foi um dia espectacular! obrigado

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego