25 a 27 de Novembro de 2011: Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, 13ª edição

Entre os dias 25 e 27 de Novembro a ALDEIA/CERVAS organizou a 13ª edição do Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestres, em Gouveia e Seia.

Os 33 participantes oriundos de diversas zonas do país, com formação maioritariamente nas áreas da Biologia e Medicina Veterinária, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho dos centros de recuperação em Portugal e as problemáticas associadas às diferentes espécies protegidas que ingressam nos centros.

A importância do desenho e manutenção de instalações adequadas bem como a criação de estímulos físicos e psicológicos com objectivo de melhorar a eficácia dos processos de recuperação levados a cabo no CERVAS e no RIAS foi outro dos temas abordados nas apresentações teóricas, ao que se seguiu uma visita às instalações do CERVAS.


No sentido de preparar as partes práticas de captura, manipulação, exame físico e administração de fluidoterapia e medicação foram apresentadas comunicações orais relacionadas com estas temáticas onde foram debatidas as diferentes técnicas que se aplicam nos centros de recuperação de animais silvestres.

Durante o terceiro dia de trabalho os formandos tiveram oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido nos dias anteriores, contactando com cadáveres de animais de diversas espécies, para treino das diferentes técnicas abordadas durante o curso.


A ALDEIA/CERVAS agradece ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) por todo o apoio que deu à realização desta edição, bem como à Taverna "A Fonte", Águas Serra da Estrela, Parque Natural da Serra da Estrela e DLCG/CM Gouveia.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego