Primeira Monitorização das Caixas-ninho 2011

O Projecto BARN do CERVAS/ALDEIA procedeu à primeira ronda de 2011 de monitorização das caixas-ninho para aves de rapina nocturnas colocadas em 2009/2010. Esta primeira ronda de monitorizações tinha como objectivos verificar o estado das caixas-ninho, encontrar vestígios de ocupação, quer por rapinas nocturnas quer por outras aves, e proceder à limpeza das mesmas.


Foram então monitorizadas as caixas-ninho de coruja-das-torres, mocho-d’orelhas e mocho-galego nos dias 28 Fevereiro, 14 e 16 de Abril, tendo-se verificado que para além da caixa-ninho do Convento de S. Francisco que foi ocupada em 2010 por coruja-das-torres, mais nenhuma caixa apresentava para já sinais de ocupação quer por aves de rapina nocturnas, quer por outras aves, desde a última monitorização. A título de curiosidade, das três caixas-ninho colocadas para mocho-d'orelhas, duas (uma no Parque da Sra. dos Verdes e outra em Vila Nova de Tazem) encontravam-se ocupadas por abelhas, sendo que no primeiro caso encontraram-se "favos de mel" e no segundo uma colmeia, tendo estes sido retirados de forma a aumentar a possibilidade das caixas serem ocupadas pelas espécies para as quais foram desenhadas.



Entretanto foi-nos possível verificar que a caixa-ninho do Convento de S. Francisco encontra-se novamente ocupada pela coruja-das-torres, esperando que este ano se possa verificar novamente um sucesso em termos de reprodução.


Agradecemos aos proprietários dos terrenos onde se encontram as caixas-ninho colocadas, aos B. V. de Vila Nova de Tazem e ao Parque Sra. dos Verdes / A.B.P.G. pela colaboração na monitorização das caixas-ninho.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião