segunda-feira, 21 de março de 2011

Libertação: 17 de Março de 2011

17 de Março de 2011, Quinta-feira
Devolução à natureza de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
14.15 h - Junto ao campo de tiro, Manteigas

No passado dia 17 de Março o Município de Manteigas promoveu a comemoração do Dia da Árvore, numa iniciativa que envolveu os alunos e professores da EB 2/3 de Manteigas e Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas. Esta campanha de sensibilização para a problemática dos incêndios florestais e de promoção do contacto com o meio rural contou com a colaboração dos Sapadores Florestais de Manteigas, PNSE - Parque Natural da Serra da Estrela, AFN - Autoridade Florestal Nacional e do CERVAS que devolveu à natureza uma águia-d'asa-redonda.


A actividade começou no Solar da Castanha com a devolução à natureza da ave recuperada no CERVAS e prosseguiu com uma Eco-caminhada pela Rota da Reboleira e culminou com a reflorestação de uma área ardida com a plantação de 1000 árvores autóctones.


A ave devolvida à natureza é um animal juvenil que se encontrava numa situação de cativeiro ilegal, e ingressou no CERVAS por intermédio dos vigilantes da natureza da RNPA - Reserva Natural Paúl Arzila. O animal encontrava-se bastante debilitado e desnutrido pelo que a sua recuperação passou essencialmente por uma alimentação adequada, de forma a recuperar a óptima condição física, e treinos de voo e caça.



No momento de devolução estiveram presentes cerca de 100 pessoas que baptizaram a ave de 'Reboleira'.

O CERVAS agradece ao Município de Manteigas o convite para a colaboração nesta actividade.

Sem comentários: