Libertações: 07 de Dezembro de 2010

07 de Dezembro de 2010
09.30h - Devolução à natureza de uma garça-real (Ardea cinerea) em Trancoso - Reboleiro
Centro Cultural de Reboleiro



Esta ave foi encontrada por um particular e posteriormente recolhida e encaminhada para o CERVAS pelo SEPNA/GNR de Pinhel. É um animal juvenil que não terá conseguido encontrar alimento tendo por isso ficado muito debilitado. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação adequada para que alcançasse uma óptima condição física, em treinos de voo e no contacto com animais da mesma espécie. A sua devolução à natureza realizou-se num local que reúne as condições adequadas à espécie.


No momento da sua devolução à natureza estavam cerca de 35 pessoas entre as quais se encontravam o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Reboleiro, representantes da Câmara Municipal de Trancoso, os alunos e professores da creche/ATL jardim infância e EB1 de Reboleiro e os técnicos do Centro Cultural de Reboleiro e do CERVAS. A ave foi baptizada de 'Kiki'.




O CERVAS agradece à Associação Cultural e Juvenil da Ribeirinha pela colaboração e ajuda na divulgação desta actividade.

11.30h - Devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) em Avelãs da Ribeira, Guarda
Jardim Escola Avelãs da Ribeira


Esta ave ingressou no CERVAS com um trauma na asa direita. Foi encontrada por um particular num campo agrícola, numa zona com postes e linhas de distribuição eléctrica nas proximidades, a lesão é compatível com uma colisão, talvez com uma das linhas de electricidade. O animal foi recolhido e encaminhado para o centro pelo SEPNA/GNR de Pinhel, e o seu processo de recuperação consistiu no tratamento da lesão, numa alimentação adequada, e numa fase final em treinos de voo e caça e no contacto com animais da mesma espécie.


No momento da devolução à natureza estiveram presentes 13 pessoas, entre as quais se encontravam os alunos e professora da escola primária de Avelãs da Ribeira, populares e os técnicos do CERVAS. A ave foi baptizada de ‘Jacob’ .




15.00h - Devolução à natureza de um gavião (Accipiter nisus) em Gonçalo, Guarda
Centro Escolar de Gonçalo

Esta ave foi encontrada por um particular e foi recolhida e encaminhada para o CERVAS pelos Vigilantes da Natureza do Parque Natural da Serra da Estrela - Manteigas. No momento do seu ingresso a ave apresentava um hematoma na asa esquerda que a impedia de voar. A sua recuperação passou pelo tratamento da lesão e numa alimentação adequada, numa fase posterior esteve em contacto com animais da mesma espécie e realizou treinos de voo e caça.


Os técnicos do CERVAS dinamizaram uma apresentação para os alunos do Centro Escolar de Gonçalo, onde se abordaram temas como o trabalho realizado no centro de recuperação de animais selvagens e a biodiversidade faunística em Portugal. No momento de devolução à natureza do gavião estiveram presentes mais de 70 pessoas, entre as quais o Sr. Comandante da GNR de Gonçalo, representantes da Junta de Freguesia de Gonçalo e os professores, alunos e seus parentes do Centro Escolar de Gonçalo. A ave foi baptizada pelos alunos de ‘Gonçalino’.


Agradecemos à Junta de Freguesia de Gonçalo o apoio e colaboração na realização desta actividade.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião