Curso: Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, 9ª edição


Nos dias 30 e 31 de Outubro, realizou-se em Gouveia a IX edição do Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres, organizado pela associação ALDEIA, com o objectivo de dotar os participantes de conhecimentos básicos para a identificação de cogumelos silvestres, recorrendo a um conhecimento da ecologia destes fungos, sua morfologia, biologia e caracteres macroscópicos e microscópicos. Com esta actividade pretendeu-se também contribuir para a sensibilização da boa prática na recolha de cogumelos silvestres e dar a conhecer ao público a situação económica desta actividade em Portugal.






Durante o fim-de-semana as refeições foram confeccionadas por um chefe de cozinha convidado e os participantes tiveram a oportunidade de ajudar e participar na elaboração de diversos pratos com cogumelos, assim como puderam aprender diferentes métodos para a conservação de cogumelos silvestres e o seu uso na micogastronomia.




Esta actividade contou com a presença de 27 participantes, tendo tido a orientação dos formadores Rui Cardoso, Luís Morgado, Carlos Viçosa, Paula Mendes e Chefe Jorge Abílio Marques.

Na realização desta actividade a organização agradece o apoio da Águas da Serra da Estrela e da Câmara Municipal de Gouveia pela cedência das instalações da Escola Primária de Vinhó e ao ICNB - PNSE pela cedência do auditório da delegação de Gouveia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião