Libertações: 10 de Setembro 2010

10 de Setembro, Sexta-feira
11:00 - Alimentador de aves necrófagas da Reserva Natural da Serra da Malcata
Libertação de três grifos (Gyps fulvus)


Foto 1: Grifo (Gyps fulvus)

Estas 3 aves são animais juvenis que ao iniciarem o processo de dispersão após a saída do ninho, não terão conseguido encontrar alimento, tendo por isso ficado muito debilitados. Foram encontrados por particulares e encaminhados para o CERVAS pelo SEPNA/GNR, onde se iniciou o seu processo de recuperação, que consistiu numa alimentação adequada de forma a alcançarem uma boa condição física, em treinos de voo e no contacto com animais da mesma espécie para garantir a aprendizagem de comportamentos típicos desta espécie. A sua devolução à natureza realizou-se num local que além de ter as condições adequadas à espécie garante a disponibilidade de alimento, como é o caso do alimentador de aves necrófagas.

Na devolução à natureza destes animais estiveram presentes agentes do SEPNA/GNR do Sabugal e EPNAZE Malcata, um técnico da RN Serra Malcata e os técnicos do CERVAS.

15:00 - Freguesia de Albardo, Guarda
Libertação de um peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)

Foto 2: Libertação de peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus)

Esta ave foi encontrada por um particular após ter caído do ninho. Foi encaminhada para o CERVAS onde se iniciou o seu processo de recuperação, que consistiu, numa primeira abordagem, em disponibilizar alimento adequado para permitir um bom desenvolvimento da musculatura e da plumagem. Nesta fase foi fulcral evitar ao máximo o contacto entre o animal e os humanos de forma a evitar a domesticação. Garantindo o sucesso nesta primeira abordagem, a ave é colocada em contacto com animais da mesma espécie de forma a aprender e adquirir comportamentos típicos destes animais e também é incentivada a treinar o voo e a caça.

Foto 3: Breve introdução ao trabalho realizado pelo CERVAS.

Na devolução à natureza deste peneireiro-vulgar estiveram presentes cerca de 20 pessoas das populações do Albardo e de Vila Fernando, e baptizaram esta ave de 'Vitória'. O momento foi de curiosidade e satisfação, já que a 'Vitória' exibiu o seu voo para os participantes ficando mesmo um breve momento a peneirar, movimento que lhe dá o nome de peneireiro.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião