Libertações: 26 e 27 de Agosto

26 de Agosto, Quinta-feira
19:00 - Freguesia de São Pedro (Gouveia)
Libertação de um papa-mosca-preto (Ficedula hypoleuca)


Esta ave foi encontrada por um particular, na zona do Curral do Negro, em Gouveia, aparentando incapacidade de voar, tendo sido encaminhada para o CERVAS. O seu processo de recuperação consistiu em alimentação e em testes de voo.


A sua devolução à Natureza decorreu no mesmo local onde foi encontrada, na presença de cerca de 10 pessoas.


27 de Agosto, Sexta-feira
09:30 - Freguesia de Ereira (Montemor-o-Velho)
Libertação de duas cegonhas-brancas (Ciconia ciconia)


A primeira ave foi encontrada por um particular, no quintal de uma habitação na localidade de Formoselha, que a recolheu e entregou à equipa do SEPNA da GNR de Montemor-o-Velho. Posteriormente foi entregue aos funcionários da Reserva Natural do Paul de Arzila, que encaminharam a ave para o CERVAS. Na altura do seu ingresso apresentava lesões compatíveis com colisão contra fios eléctricos, sendo que o processo de recuperação incidiu na resolução dessas mesmas lesões, e numa fase posterior, em contacto com animais da mesma espécie e treinos de voo.


A segunda ave foi encontrada por um funcionário da Reserva Natural do Paul de Arzila, que a recolheu e encaminhou para o CERVAS. Na altura do seu ingresso verificou-se que era um animal muito jovem, que tinha caído do ninho, pelo que o seu processo de recuperação consistiu em alimentação, contacto com animais da mesma espécie e treinos de voo.


Na devolução à Natureza destas aves estiveram presentes cerca de 25 pessoas, entre as quais representantes da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, da Equipa do SEPNA, da comunicação social local e ainda um grupo de utentes da APPACDM, bem como alguns populares, que baptizaram as aves como "Ruca" e "Poupas".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião