Libertações: 2 e 3 de Dezembro de 2009

2 de Dezembro de 2009, Quarta-feira
Libertação de um açor (Accipiter gentilis)
10:00 Calde, Viseu

Esta fêmea de açor ingressou no CERVAS após ter sido recolhida pelos membros da equipa do SEPNA da GNR de Viseu, no lugar de Calde. Apesar de ter sido encontrada numa zona não urbanizada, apresentava as penas intencionalmente cortadas e alguns sinais de domesticação, que indicam que teria fugido de cativeiro. O seu processo de recuperação foi bastante longo para permitir a mudança das penas, para além de ter sido sujeito a treinos de voo e caça e ao contacto com animais da mesma espécie para que pudesse adquirir os comportamentos normais.


Na devolução à Natureza deste animal estiveram presentes cerca de 40 pessoas, na sua maioria alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1º Ciclo de Calde, mas também representantes da Junta de Freguesia e diversos populares, que baptizaram a ave com o nome de "Eva". Esta acção foi seguida de uma breve apresentação junto das crianças.


3 de Dezembro de 2009, Quinta-feira
Libertação de um grifo (Gyps fulvus)
10:00 Santuário de Santo André das Arribas, Almofala, Figueira de Castelo Rodrigo


Este grifo juvenil foi recolhido pela equipa do SEPNA da GNR da Lousã, após ter sido encontrado por um particular na freguesia de Vila Nova (Miranda do Corvo), no distrito de Coimbra. A equipa do SEPNA trouxe o animal até este centro, e na altura do seu ingresso, no dia 19 de Outubro de 2009, o animal encontrava-se desnutrido. O seu processo de recuperação consistiu na alimentação para que adquirisse o peso ideal e treinos de voo.


Libertação de um milhafe-real (Milvus milvus)
11:00 Cinco Vilas, Figueira de Castelo Rodrigo


Esta ave foi recolhida por um particular na zona de Cinco Vilas, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e entregue neste centro por intermédio do Parque Natural do Douro Internacional. Na altura do seu ingresso apresentava-se ligeiramente debilitado mas sem lesões aparentes. O seu processo de recuperação incidiu na alimentação para que pudesse adquirir o peso ideal, juntamente com treinos de voo e caça.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego