Libertações: 16 de Dezembro de 2009

16 de Dezembro de 2009, Quarta-feira
Libertação de uma águia-d'asa-redonda (Buteo buteo)
10:00 Freixo de Numão, Guarda

Esta ave foi encontrada foi encontrada por um particular e recolhida e entregue neste centro pela equipa do SEPNA da GNR de Pinhel. A ave apresentava uma fractura na asa direita, resultado de um trauma. A sua recuperação, para além da imobilização temporária da asa para garantir a consolidação da fractura, consistiu em treinos de voo e caça, assim como o contacto com animais da mesma espécie.


Na sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 45 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de Freixo de Numão, mas também representantes do poder local e alguns populares, que apadrinharam a ave e a baptizaram com o nome de "Estrela". Esta acção foi precedida de uma apresentação sobre o trabalho do CERVAS e sobre as aves de rapina existentes em Portugal.


Esta acção foi realizada no âmbito da I Semana da Águia-d'asa-redonda, a decorrer entre 14 e 18 de Dezembro de 2009.


Libertação de um gavião (Accipiter nisus)
12:30 Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa

Esta ave ingressou neste centro no inicio do mês de Setembro e foi encontrada por um particular na zona de Vila nova de Foz Côa, que posteriormente a entregou à equipa do SEPNA da GNR de Pinhel, que encaminhou a ave para o CERVAS. Apresentava uma fractura no cúbito da asa esquerda e a sua recuperação consistiu na resolução da lesão e no contacto com animais da mesma espécie, assim como treinos de voo e caça.


Na sua devolução à natureza estiveram presentes cerca de 30 pessoas, na sua maioria alunos e professores da Escola Secundária de Vila Nova de Foz Côa, mas também representantes do Museu do Côa, que baptizaram a ave com o nome de "Geada do Côa". Esta acção foi precedida de uma breve apresentação sobre o trabalho dos Centros de Recuperação de fauna selvagem.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião