Libertações: 9 e 10 de Novembro de 2009

9 de Novembro de 2009, Segunda-feira
Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
15:30 Nabais, Gouveia

Esta ave ingressou no CERVAS a 20 de Julho de 2009, após ter sido recolhida, em Nabais (Gouveia) por um particular, que a encaminhou para este centro. Na altura do ingresso o animal encontrava-se extremamente debilitado e desnutrido. A sua recuperação consistiu em alimentação para que adquirisse o peso adequado, treinos de voo e caça e contacto com indivíduos da mesma espécie.


Na libertação estiveram presentes cerca de 20 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares do Jardim de Infância e da Escola Básica do 1º Ciclo de Nabais, mas também representantes da Equipa de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR de Gouveia, assim como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Paulo Bento". Esta acção foi antecedida de uma pequena apresentação.





10 de Novembro, Terça-feira

Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
14:00, Oliveira do Hospital


Esta ave ingressou no CERVAS a 28 de Julho de 2009, vinda da zona urbana de Oliveira do Hospital. O animal foi recolhido e encaminhado para este centro por um particular que o encontrou perto da sua residência. O seu processo de recuperação envolveu o contacto com animais da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.



Na libertação estiveram presentes cerca de 270 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de Oliveira do Hospital, mas também representantes de orgãos de comunicação social regional, assim como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Brás". Antes desta acção realizou-se uma pequena apresentação.




Estas acções foram realizadas no âmbito da II Semana do mocho-galego, a decorrer entre 9 e 16 de Novembro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Devolução à Natureza de 1 morcego-negro em Gouveia

Espécie do mês de Agosto: Mocho-galego