Libertações: 12 de Novembro de 2009

12 de Novembro de 2009, Quinta-feira
Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
15:15 São Romão, Seia

Esta ave foi recolhida perto da estrada que liga Catraia de Assamaça a São Romão, no concelho de Seia, após ter caído do ninho. O animal foi recolhido por um soldado da GNR de Seia, que o fez chegar ao CERVAS, no dia 12 de Agosto de 2009. A sua recuperação envolveu o contacto com animais da mesma espécie para que adquirisse os comportamentos próprios e treinos de voo e caça.



Na libertação estiveram presentes cerca de 70 pessoas, na sua maioria crianças, e seus familiares, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de São Romão, mas também membros de associações locais. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Robin". Esta acção foi antecedida de uma pequena apresentação.



Libertação de um mocho-galego (Athene noctua)
16:30, Santa Comba, Seia


Esta ave foi atropelada perto do cemitério de Santa Comba, Seia, no dia 18 de Julho. Foi recolhida por um particular, que a entregou à equipa do SEPNA da GNR de Gouveia e esta encaminhou o animal para o CERVAS. Como apresentava lesões oculares provocadas pelo atropelamento a sua recuperação incidiu em tratamento específico para este tipo de lesões, bem como treinos de voo e caça e contacto com animais da mesma espécie.


Na libertação estiveram presentes cerca de 20 pessoas, na sua maioria crianças, professores e auxiliares da Escola Básica do 1º Ciclo de Santa Comba, assim como alguns populares. A ave foi baptizada pelas crianças com o nome de "Comba". Durante a manhã foi realizada uma pequena apresentação com as crianças, onde se abordou o trabalho do CERVAS e algumas características da ave que seria libertada durante a tarde. Esta acção contou também com a presença de representantes da equipa do SEPNA da GNR de Gouveia.



Estas acções foram realizadas no âmbito da II Semana do mocho-galego, a decorrer entre 9 e 16 de Novembro de 2009.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Espécie do mês de Maio: Cobra-rateira

Espécie do mês de Setembro: Cágado-mediterrânico

Espécie do mês de Junho: Melro-preto

Espécie do mês de Março: Corvo

Espécie do mês de Junho: Ouriço-cacheiro

Espécie do mês de Junho: Víbora-cornuda

Espécie do mês de Abril: Coelho-bravo

Espécie do mês de Março: Morcego-anão

Espécie do mês de Setembro: Cobra-de-água-de-colar

Espécie do mês de Fevereiro: Gavião